segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Egocêntricos

"Diz-se daquele que refere tudo ao próprio eu, tomado como centro de todo o interesse". É desta forma que o dicionário define o egocentrismo, comportamento fácil de ser identificado no ambiente de trabalho e que pode fazer com que o clima organizacional se degrade. Os profissionais egocêntricos podem estar em todos os níveis hierárquicos, mas eles acabam por se destacar em níveis mais altos. Quando estão na liderança, geram medo, não dão espaço para os outros crescerem, suas ideias são as mais importantes e os erros são sempre dos outros. O resultado: a organização serve ao egocêntrico e não ele à organização.
Por se considerar "acima do bem e do mal", ele acaba sendo agressivo. O ambiente de trabalho, por sua vez, se degrada em função dos conflitos gerados e do mal-estar existente. Este tipo de pessoa acaba causando repúdio nos colegas e subordinados.
O egocentrismo é uma ferramenta de defesa de uma pessoa que tem baixo nível de auto-estima e confiança. Um nível controlado de auto-estima fortalece a pessoa, sem exaltar o ego.

3 comentários:

roberta lopez disse...

Análise perfeita! Já vivi situação como esta na pele... Como uma pessoa egocêntrica e (pseudo) poderosa mina toda possibilidade de relação saudável!

Adorei a nova trilha sonora...

Quando você vai publicar seu livro????

Beijos cheios de saudades! RÔ

Analu Bittencourt disse...

Não é fácil lidar com pessoas assim. Acabam com nossas noites bem dormidas... É preciso que aprendamos a nos fortalecer e seguir adiante...
Quanto ao livro... quem conhece o futuro?...rsrs
Beijos, amiga!

Anônimo disse...

O que voce descreve é NARCISISMO; NARCISO ODEIA TUDO O QUE NÃO É SEU ESPELHO.O Humano mesmo se manifesta no reconhecimento de que não somos sozinhos, que precisamos dos erros e acertos dos outros e que podemos aguentar os seres humanos sem nos fragmentarmos. Em certo sentido para ficarmos inteiros, o egoismo tem uma grande contribuição (veja a psicologia de Hain Randt)
Papai